quarta-feira, 7 de maio de 2008

Notícias do Brasil e do Mundo - Lixo espacial

LIXO ESPACIAL

Por Isabela Barbosa e Caroline Messias

Na última semana de março de 2008, caiu uma bola de metal, com um metro de diâmetro, perto de uma casa em Montividiu, no interior de Goiás. Dias depois, na Austrália, outro objeto caiu do céu.

Tem muito lixo vagando pelo espaço, é o "lixo espacial", ele é formado por objetos que caem de espaçonaves, satélites e etc. É a poluição do espaço

Hoje o lixo espacial é um dos problemas que nós estamos tendo, pois esse material está caindo sobre o planeta Terra.

O nosso planeta é recoberto por uma camada que se chama ''ATMOSFERA'' e quando algum objeto do espaço ultrapassa a atmosfera, começa a pegar fogo até cair na terra ou no mar. Algumas vezes, o material, por ser grande, acaba conseguindo atravessar a atmosfera e cair sobre o solo.

Em 2001 um objeto de origem espacial caiu em uma região isolada do Mato grosso do sul. Na área em que caiu esse lixo espacial tem uma pousada hoje. O lixo espacial virou atração para os visitantes que vão lá.

O acidente espacial mais grave que aconteceu até hoje foi o de um satélite militar francês (Cerise) que foi atingido por um pedaço de um foguete que tinha sido explodido no espaço há 10 anos antes.
.
A ameaça às nossas vidas, por lixo espacial, na superfície de nosso planeta, por enquanto ainda é pouca. Mas, se nao tomarem providencias, por quanto tempo estaremos seguros?

0 comentários: